Navigation – Plan du site
De Afonso X a Afonso XI - Maria do Rosário Ferreira (dir.)

Estudo introdutório

Maria do Rosário Ferreira et José Carlos Ribeiro Miranda

Résumé

Estudo introdutório da secção final inédita (de Afonso X a Afonso XI) da Crónica de 1344.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Maria do Rosário Ferreira et José Carlos Ribeiro Miranda, « Estudo introdutório », in Maria do Rosário Ferreira (dir.), De Afonso X a Afonso XI, Paris, SEMH-Sorbonne — CLEA (EA 4083) (Les Livres d’e-Spania « Travaux en cours », 3), 2015, [En ligne], Mis en ligne le 16 juin 2015, consulté le 22 septembre 2017. URL : http://e-spanialivres.revues.org/791

Haut de page

Auteurs

Maria do Rosário Ferreira

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é investigadora nuclear do SMELPS/IF/FCT (Seminário de Literatura, Pensamento e Sociedade, do Instituto de Filosofia, centro de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e investigadora principal do projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa” (EXPL/CPC-ELT/1300/2013). A sua pesquisa foca a produção literária ibérica dos séculos XII a XIV, em especial a lírica trovadoresca e a escrita historiográfica e genealógica, privilegiando o estudo dos paradigmas do poder feminino e as especificidades da ideologia e cultura da nobreza. Entre outros títulos, publicou Águas Doces, Águas Salgadas: da funcionalidade dos motivos aquáticos na «cantiga de amigo» (Porto, Granito, 1999) e organizou o volume O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos Séculos XIII e XIV – Em memória de Diego Catalán (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010).

Articles du même auteur

José Carlos Ribeiro Miranda

Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é investigador principal do SMELPS e investigador nuclear do projecto “Pedro de Barcelos…”. Dedica-se ao estudo da produção literária na Idade Media ibérica numa perspectiva que se situa entre a abordagem filológica e a contextualização social e histórica. A sua investigação tem incidido com particular relevo sobre a poesia trovadoresca, o romance arturiano e a escrita genealógica e historiográfica. Destaca-se, da bibliografia publicada, Galaaz e a Ideologia da Linhagem (Porto, Granito, 1998), A Demanda do Santo Graal e o Ciclo Arturiano da Vulgata (Porto, Granito, 1998) e Aurs Mesclatz ab Argen (Porto, Edições Guarecer, 2004).

Haut de page