Navigation – Plan du site
De Afonso X a Afonso XI - Maria do Rosário Ferreira (dir.)

Edição crítica

Maria do Rosário Ferreira, Maria Joana Gomes et Filipe Alves Moreira

Résumé

Edição crítica da secção final inédita da Crónica de 1344, de Afonso X a Afonso XI, com base no manuscrito Q2, com as variantes de U, S e G.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Maria do Rosário Ferreira, Maria Joana Gomes et Filipe Alves Moreira, « Edição crítica  », in Maria do Rosário Ferreira (dir.), De Afonso X a Afonso XI, Paris, SEMH-Sorbonne — CLEA (EA 4083) (Les Livres d’e-Spania « Travaux en cours », 3), 2015, [En ligne], Mis en ligne le 16 juin 2015, consulté le 21 novembre 2017. URL : http://e-spanialivres.revues.org/812

Haut de page

Auteurs

Maria do Rosário Ferreira

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é investigadora nuclear do SMELPS/IF/FCT (Seminário de Literatura, Pensamento e Sociedade, do Instituto de Filosofia, centro de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e investigadora principal do projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa” (EXPL/CPC-ELT/1300/2013). A sua pesquisa foca a produção literária ibérica dos séculos XII a XIV, em especial a lírica trovadoresca e a escrita historiográfica e genealógica, privilegiando o estudo dos paradigmas do poder feminino e as especificidades da ideologia e cultura da nobreza. Entre outros títulos, publicou Águas Doces, Águas Salgadas: da funcionalidade dos motivos aquáticos na «cantiga de amigo» (Porto, Granito, 1999) e organizou o volume O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos Séculos XIII e XIV – Em memória de Diego Catalán (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010).

Articles du même auteur

Maria Joana Gomes

Investigadora em formação do SMELPS, é bolseira de Investigação do projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa”. A sua investigação privilegia a área da historiografia medieval ibérica, onde tem trabalhado sobre as representações de figuras régias e figuras femininas, interessando-se também pelas relações entre a escrita historiográfica e a escrita diplomática. É autora de vários artigos neste campo de estudos, e está a terminar a sua tese de doutoramento sobre a representação de Afonso VI na produção escrita do século XII.

Articles du même auteur

Filipe Alves Moreira

Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com um projecto sobre a tradição manuscrita das crónicas de Rui de Pina (de D. Sancho I a D. Afonso IV), é investigador integrado do SMELPS, participando no projecto “Pedro de Barcelos…”. É igualmente membro da equipa da BITAGAP (Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses), do projecto Philobiblon (http://bancroft.berkeley.edu/philobiblon/bitagap_en.html). Os seus principais interesses de investigação são a crítica textual, a historiografia ibérica dos séculos XIII a XVI e as representações do poder real. Entre as suas publicações, salientam-se Afonso Henriques e a Primeira Crónica Portuguesa (Porto, Estratégias Criativas, 2008) e A Crónica de Portugal de 1419: fontes, estratégias e posteridade (Lisboa, Gulbenkian/FCT, 2013).

Articles du même auteur

Haut de page