Navigation – Plan du site
De Afonso X a Afonso XI - Maria do Rosário Ferreira (dir.)

Manuscrito G – Genève, Bibliothèque de Genève, l.e.204, fol 294r-319r

Maria do Rosário Ferreira, Maria Joana Gomes et Ana Sofia Laranjinha

Résumé

Apresentação tripla (edição paleográfica, fixação crítica e reprodução fac-similada) dos fol. 294r-319r (de Afonso X a Afonso XI) do ms. L.e.204 da Bibliothèque de Genève.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Maria do Rosário Ferreira, Maria Joana Gomes et Ana Sofia Laranjinha, « Manuscrito G – Genève, Bibliothèque de Genève, l.e.204, fol 294r-319r », in Maria do Rosário Ferreira (dir.), De Afonso X a Afonso XI, Paris, SEMH-Sorbonne — CLEA (EA 4083) (Les Livres d’e-Spania « Travaux en cours », 3), 2015, [En ligne], Mis en ligne le 17 juin 2015, consulté le 22 septembre 2017. URL : http://e-spanialivres.revues.org/832

Haut de page

Auteurs

Maria do Rosário Ferreira

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é investigadora nuclear do SMELPS/IF/FCT (Seminário de Literatura, Pensamento e Sociedade, do Instituto de Filosofia, centro de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia sediado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e investigadora principal do projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa” (EXPL/CPC-ELT/1300/2013). A sua pesquisa foca a produção literária ibérica dos séculos XII a XIV, em especial a lírica trovadoresca e a escrita historiográfica e genealógica, privilegiando o estudo dos paradigmas do poder feminino e as especificidades da ideologia e cultura da nobreza. Entre outros títulos, publicou Águas Doces, Águas Salgadas: da funcionalidade dos motivos aquáticos na «cantiga de amigo» (Porto, Granito, 1999) e organizou o volume O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos Séculos XIII e XIV – Em memória de Diego Catalán (Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010).

Articles du même auteur

Maria Joana Gomes

Investigadora em formação do SMELPS, é bolseira de Investigação do projecto “Pedro de Barcelos e a monarquia castelhano-leonesa”. A sua investigação privilegia a área da historiografia medieval ibérica, onde tem trabalhado sobre as representações de figuras régias e figuras femininas, interessando-se também pelas relações entre a escrita historiográfica e a escrita diplomática. É autora de vários artigos neste campo de estudos, e está a terminar a sua tese de doutoramento sobre a representação de Afonso VI na produção escrita do século XII.

Articles du même auteur

Ana Sofia Laranjinha

Investigadora do SMELPS e do projecto “Pedro de Barcelos…”, foi durante vinte anos professora da Professora da Faculdade de Letras do Porto. O eixo estruturante da sua pesquisa tem sido o romance arturiano em prosa, cuja génese e repercussões no sistema literário da Península Ibérica medieval (nomeadamente a recepção na lírica galego-portuguesa, em relatos hagiográficos e na historiografia do século XV) tem vindo a elucidar. A sua perspectiva privilegia o estudo das representações do amor e do poder, na intersecção entre imaginário e ideologia. Dos títulos publicados destaca-se Artur, Tristão e o Graal: a escrita romanesca no ciclo do Pseudo-Boron (Porto, Estratégias Criativas, 2010).

Articles du même auteur

Haut de page